O Projecto Fórum Sintra Jovem, na sua 2ª edição, será implementado entre Março e Maio de 2010, e é um projecto desenvolvido em parceria com a Casa da Juventude de Sintra, da Câmara Municipal de Sintra, para ser realizado nas escolas do concelho.

 

À semelhança de outros projectos similares da AJEC, tem por objectivo principal criar um espaço de debate para a camada juvenil da área de Sintra, sobre questões que influenciam directa ou indirectamente a sua vida, tentando discutir o que dá origem aos factos e não apenas os factos em si.

 

Estas conferências têm igualmente um carácter informal, interactivo e pedagógico, funcionando em painel, moderado por um responsável AJEC e contam com a presença de uma série de personalidades de destaque da sociedade nacional que nos trazem o seu contributo e experiência sobre as matérias em discussão.

 

Para além destes objectivos, este projecto tem outros objectivos específicos como sejam:

1)     Permitir o contacto dos interessados a novas realidades, temáticas e personalidades com diferentes opiniões;

2)     Consciencializar para a importância de valores universais e da promoção de uma cultura de intercâmbio e entre ajuda;

 

3)     Estimular a participação cívica dos participantes, permitindo o desenvolvimento de outras capacidades;

 

4)     Proteger e promover a consciência para a Democracia, as Liberdades Cívicas e a defesa dos Direitos do Homem e promover uma cultura de tolerância, na persecução de um fim comum.

 

Esta iniciativa tem como destinatários preferenciais os jovens em idade escolar, mas pode contat com a participação de outros interessados, identificados com as temáticas apresentadas.

 

Nestes encontros serão abordados temas actuais, como no âmbito do Desporto, o painel A Importância da Prática Regular Desportiva; no âmbito da Juventude, o painel A Juventude em Sintra;  no âmbito da Sociedade, o painel A Violência nos Namoros, por fim, no âmbito da Saúde, o painel Bons Hábitos Alimentares.

 

Para uma melhor divulgação desta iniciativa a AJEC e a CMS procuraram publicitá-la junto das escolas secundárias, associações locais  e outras agremiações com interesse.

 

A continuação da 3ª série dos Encontros Informais “Fórum Sintra Jovem”, ainda não tem definido a sua calendarização, pois a respectiva realização está dependente da aprovação das instâncias patrocinadoras.