O Projecto Orientar-te, é um projecto de Orientação Vocacional e Profissional, realizado numa parceria entre a AJEC e a DRL do IPJ, e é dirigido principalmente a jovens do 9º e 12º anos de escolaridade, de forma individual e personalizada, considerando que são anos curriculares decisivos em que é pedido aos jovens alunos que tomem decisões importantes, para o seu percurso escolar e vida futura.

 

Contudo, como a dúvida e a indecisão surgem em qualquer altura, o Orientar-te também está disponível para os jovens que queiram reforçar certezas, acerca das opções tomadas anteriormente.

 

Este projecto é direccionado a jovens alunos de forma individual, uma vez que são precisas horas intensivas de testes, pois é indispensável uma concentração especial, para além de um ambiente sem distracções adicionais, onde os jovens consigam ter um desempenho mais de acordo com as suas reais capacidades.

 

Assim sendo, a opção recaiu em criar pequenos grupos num ambiente calmo e tranquilo, entre jovens que se encontram em situações e enquadramentos similares.

 

O Orientar-te funciona nas instalações da DRL do IPJ, em atendimento ao público ou em análise e avaliação de resultados, às quintas-feiras, das 09:30 às 13:00 horas, altura em que são aplicados ou se avaliam testes que medem as aptidões dos jovens, como sejam a compreensão verbal (PMA V), o raciocínio lógico (PMA R), o cálculo numérico (PMA N), a fluência verbal (PMA F), a inteligência geral (Raven), aptidão perceptivo-espacial da atenção (Fi) e o raciocínio mecânico (Mr).

Paralelamente são aplicados questionários de interesses profissionais para aceder às áreas de maior interesse dos jovens, bem como questionários elaborados por este projecto com o propósito dos jovens exporem as suas opiniões pessoais sobre si próprios.

Na 1.ª sessão, o jovem terá uma primeira e breve entrevista com a orientadora, seguindo-se os testes psicotécnicos e o preenchimento de um questionário.

 

Na 2.ª sessão, o jovem recebe um relatório psicológico e depois é novamente entrevistado. Nesta segunda conversa, são analisados os resultados obtidos nos testes psicotécnicos, bem como é feita uma orientação e aconselhamento tendo em conta as ofertas formativas existentes e as expectativas e interesses profissionais do jovem.

 

A divulgação e marcação das consultas deste projecto, bem como a execução do trabalho de orientação vocacional é da responsabilidade da AJEC, com o apoio da DRL do IPJ.

 

Para uma melhor divulgação, a associação vai procurar publicitar o projecto junto das escolas secundárias, universidades públicas e privadas portuguesas e nos centros de juventude, como no Instituto Português da Juventude.

Contudo, como a dúvida e a indecisão surgem em qualquer altura, o também funciona para jovens que queiram reforçar certezas, acerca das opções tomadas anteriormente.

O contacto preferencial para a participação neste projecto deve ser feito junto da psicóloga, a Dra. Sandra Mendes, para o seguinte endereço de correio electrónico: sandra_mendes2004@hotmail.com.