O Projecto Ciclo Conferências “Os Jovens do Milénio/Ano XIII" para o biénio de 2011-2012, já se encontra a ser realizado desde Outubro de 2011 e decorrerá até Maio de 2012, em parceria com a Delegação Regional de Lisboa do Instituto Português da Juventude (IPJ).

 

A 13ª edição deste Ciclo de Conferências trata-se de um projecto de continuidade, mantendo os objectivos principais de sempre e que levaram à sua concretização, ou seja, proporcionar aos jovens um espaço de debate sobre questões que influenciam directa ou indirectamente a sua vida, tentando discutir o que dá origem aos factos e não apenas os factos em si.

 

Para além destes objectivos, este projecto tem outros objectivos específicos como sejam:

 

1)     Permitir o contacto dos jovens a outras realidades, temáticas e personalidades com diferentes opiniões;

 

2)     Consciencializar para a importância de valores universais e da promoção de uma cultura de intercâmbio e entre ajuda;

3)     Estimular a participação juvenil num cenário extra-escolar, permitindo o desenvolvimento de outras capacidades;

4)     Proteger e promover a consciência para a Democracia, as Liberdades Cívicas e a defesa dos Direitos do Homem e promover uma cultura de tolerância, na persecução de um fim comum.

As conferências decorrem habitualmente num ambiente informal e interactivo, em painel, sendo moderados por um responsável da associação e contam com a presença de diferentes personalidades de destaque da sociedade nacional, que emprestam o seu contributo e experiência sobre as matérias em discussão.

Durante a presente edição desta iniciativa (ANO XIII), e depois da apresentação de três conferências ainda no ano de 2011, serão abordadas novas temáticas, em 2012, igualmente relevantes, designadamente como no âmbito da temática da Juventude, o painel Estou na Internet, Logo Existo!; no âmbito da temática da Sociedade, o painel Bons Namorados; no âmbito da temática do Ambiente, o painel Cuidar do que é Nosso; no âmbito da temática da Educação, o painel Formação para Vencer os Desafios Futuros; e para concluir, no âmbito da temática da Cidadania, o painel Iniciativas Juvenis.

 

Este projecto tem como destinatários preferenciais os jovens em idade escolar, mas está aberta a outros interessados identificados com as temáticas a apresentar.

Para uma melhor divulgação, a associação vai procurar publicitar o projecto junto das escolas secundárias, universidades públicas e privadas portuguesas, associações juvenis e nos centros de juventude, como no Instituto Português da Juventude.

Está prevista para 2012-2013 a continuação do Ciclo de Conferências com a realização da 14ª série. Todavia a respectiva calendarização ainda não foi definida, pois a realização deste projecto está dependente da aprovação das instâncias patrocinadoras.

Durante o ano de 2011, foram apresentadas 8 conferências, no âmbito da 12ª e 13ª séries desta actividade, que contaram com a participação de 24 prelectores e foi assistida por 322 pessoas (entre jovens alunos de diferentes escolas, e outros individuais), aos quais foram, igualmente, pedidas avaliações críticas sobre o conteúdo pedagógico e a forma como os temas foram apresentados e discutidos.