O Projecto Youth Democracy – 2008/2009, foi desenvolvido em parceria com a Stuttgarter Jugendhaus gGmbH (SJ) e com a Akzente Salzburg, no qual a AJEC teve por função organizar a selecção, recrutamento e preparação de uma delegação de 5 jovens residentes em Portugal, que participaram em 3 eventos europeus, respectivamente nas cidades de Estugarda, Lisboa e Salsburgo, onde debateram com outros jovens dos países envolvidos, designadamente Alemanha, Áustria e Portugal, formas de participação cívica na Europa.

 

Para este efeito, a AJEC divulgou, em colaboração com o IPJ, o projecto a nível nacional e deu oportunidade a 5 jovens do todo o país, de idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos, de integrarem a referida delegação portuguesa e fazer parte desta iniciativa internacional.

 

Este projecto pretendeu assim envolver três entidades e respectivas cidades-sede, designadamente a SJ em Estugarda, a AJEC em Lisboa e a Akzente em Salsburgo, com pelo menos 15 jovens, 5 de cada cidade.

 

O principal objectivo deste projecto visou debater e organizar actividades relativas à participação cívica juvenil, em cada um dos países envolvidos, baseado nas realidades e experiências locais de cada um dos grupos de jovens participantes.

 

Depois de realizados 2 encontros em 2008, respectivamente nas cidades de Estugarda e de Lisboa, o derradeiro encontro foi realizado entre os dias 25 e 27 de Maio de 2009, em Salsburgo.

 

Dos 5 jovens portugueses, 2 tinham 15 e 17 anos, 2 entre os 18 e 21 anos, tendo que ser 2 rapazes e 2 raparigas para cada um das faixas etárias. Para além disto, existiu a figura do coordenador de grupo, que foi um jovem com idade igual ou superior a 23 anos.

 

Os jovens participantes tiveram a oportunidade de desenvolver e partilhar actividades pedagógicas e lúdicas, de carácter cívico. O seu alojamento e alimentação, em cada um dos países, ficou a cargo das três entidades promotoras e organizadoras. 

 

Neste sentido, os jovens participantes na sua delegação, implementaram projectos, com base no que foi apreendido pelo intercâmbio dos 2 eventos de 2008, e que foram levados a cabo até à conclusão do referido projecto, em Maio de 2009, designadamente:

 

Da Áustria:

 

- Encontros de discussão da juventude, associando este projecto ao “Fórum Sintra Jovem”, com o propósito de debater diferentes temas com os jovens, em espaços públicos de interesse juvenil;

- Criação de uma página da AJEC de Internet, de forma a melhor difundir os objectivos do projecto Youth Democracy, bem como outros projectos e objectivos da associação;

Da Alemanha:

 

- Actividades temáticas, numa iniciativa denominada “Dias da Juventude”, com o propósito de realizar festas e outros eventos de convívio entre jovens, com temas de fundo de interesse cívico. Através destes encontros, em ambientes muito informais e descontraídos, pretendeu-se passar mensagens de consciência cívica;

 

- Apoio a grupos formais de discussão e de acção, numa iniciativa denominada “Capacitação Juvenil”, materializada através da assistência que a AJEC providenciou na criação e apoio de grupos formais de jovens em escolas (como associações de estudantes e similares) e a respectiva sustentabilidade das suas actividades.

 

Cada cidade-sede de uma das três iniciativas organizadas, teve a seu cargo um programa delineado para o evento, que passou pelas mencionadas actividades de promoção da participação cívica, entre debates, apresentações, reuniões de grupos, visitas culturais e exposições.

 

Esta iniciativa tripartida culminou em 2009, na cidade de Salsburgo, com a realização do último encontro de jovens, e com a apresentação e síntese dos resultados obtidos com o trabalho realizado pelos grupos de jovens participantes.